terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ambiente e Saúde



O Ambiente é um conjunto de substâncias com determinadas condições: materiais, culturais, psicológicas e morais que envolvem as pessoas e a atmosfera. Isto é o Ambiente. É tudo aquilo que nos rodeia, as cidades, as aldeias, os desertos, as florestas e, o seu meio alterado pelo homem, que domina o Ambiente.

Assim, descobre-se a noção do Ambiente ser importante para os humanos.


Para o bem-estar das pessoas é essencial um Ambiente limpo.


Os problemas mais conhecidos na saúde estão relacionados com a poluição atmosférica que são: a fraca qualidade da água e dos alimentos e da forma como concebemos a sua utilização correcta e as condições sanitárias.

São substâncias químicas perigosas para a saúde.

Outro problema para a Saúde e o Ambiente é devido ao ruído, alterações climáticas, a destruição da camada do ozono e a diminuição dos solos que afectam a Saúde humana.


Outra preocupação pela Saúde estão ligadas e relacionadas com a poluição do ar em recintos fechados. Os efeitos ligados à Saúde estão relacionados com doenças respiratórias, cardiovasculares, cancro, asma e alergias, como perturbações ao nível do Sistema Reprodutivo e de desenvolvimento neurológico (da cabeça).


O Saneamento e a alimentação são formas de prevenir doenças e torna-se necessário: informações à cerca da higiene, lixo e aterros sanitários.

É da responsabilidade dos governantes melhorar a Saúde da população e aumentar a Saúde Pública. A população deve fazer a devida reciclagem nos devidos contentores. As pilhas e as baterias devem ser postas no "Pilhão", ensinar as crianças a proteger o meio ambiente, evitar desperdícios de papel e plantar árvores.


Concluímos, neste trabalho que a Saúde e o Ambiente são fenómenos importantes que se devem preservar e defender para levarmos uma vida mais saudável.


Grupo 1 - Daniela dos Santos, Maria Inês, Carina e Ivo.